Etnomatemática, cultura africana e a lei 10639/03: Uma teoria de relações em sala de aula de matemática


A palestrante discutiu sobre como a Etnomatemática da Cultura Africana e Afro brasileira pode contribuir com a discussão de cultura em uma sala de aula de Matemática, a partir de uma visão transcultural.
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3 comentários:

  1. Amei o tema deste Sala de Educadores. Para mim superou a expectativa de conteúdo que eu havia imaginado. Pois não somente focou-se a matemática, mas principalmente a questão de conhecermos e valorizarmos a diversidade. E partindo deste conhecimento, usarmos os recursos que temos, da nossa cultura, do contexto em que vivemos, na sala de aula. Ensinando a partir do saber local, do contexto cultural e social de nossos alunos. Aprendi muito no dia de hoje, com a calorosa palestra da Liu. Cheguei sem a noção do que seria essa Etnomatemática e sai apaixonada pela mesma. E mais, sai revendo os meus conhecimentos e com uma ânsia muito grande de reconhecer. Pois desconheço a história de meu povo, e falo das minhas raizes Africanas, e desconheço o que seja hoje a Africa. E essa palestra me plantou a vontade de descobrir mais para saber como aproximar o meu aluno de sua história, levando até eles o conhecimento e a valorização de todos os povos. Foi maravilhosa!

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  2. Desnecessário dizer que foi excelente, acredito que seja opinião da maioria. Trabalhar as diferenças, sejam elas quais forem, ainda é o grande desafio do homem, em pleno século XXI...
    Conseguir situar o indivíduo em tempo e espaço, contextualizando sua importância e méritos, será a chave para vencermos as barreiras que ainda nos atrasam.

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  3. ADOREI O TEMA E A MINHA TESE DE TCC COMO EU FAÇO PARA COMPRAR ESSE LIVRO

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