Matemática e Responsabilidade Social

A maior responsabilidade da sociedade é a sobrevivência da humanidade, com dignidade para todos. Isso só será possível se atingirmos paz nas suas quatro dimensões: paz individual, paz social, paz ambiental e paz militar.
Uma proposta é fazer Educação Matemática para a paz. Mas como relacionar matemática e paz? Uma possibilidade, resultado de estudos sobre a História Social da Matemática em diferentes culturas, é o Programa Etnomatemática.
Nesta palestra apresentarei o Programa Etnomatemática como uma resposta da Matemática à sua Responsabilidade Social.


Palestrante
Profº Ubiratan D’Ambrosio

Um comentário:

  1. Que manhã (sábado 06/06/09) agradável, no teatro do Ceu Aricanduva (Zona Leste/São Paulo), com a presença do professor Ubiratan D’Ambrosio, palestrando “Matemática e Responsabilidade Social” e de vários docentes da Rede Estadual do Estado de São Paulo, e também do Amapá, docentes Universitários , equipe do Senac Penha e de outras unidades, e também diversos outros profissionais. São vários pontos que chamou a minha atenção quero compartilhar alguns: o primeiro é relacionar Matemática com a Paz Total, e que ficou claro que devemos repensar em nossa atitude para uma melhor contribuição “gratuita” dessa paz. Outro ponto é a belíssima definição de Matemática, relacionando que os dicionários não contemplam que é a questão cultural. Poderíamos descrever vários outros pontos, mas quero deixar como uma “futura” discussões os EXEMPLOS, tendo como base (teórica) a Etnomatemática.
    Quero agradecer ao professor Ubiratan e toda equipe do Senac Penha, por esse maravilhoso encontro.
    Vamos aproveitar esse espaço, e descrever o que chamou mais a sua atenção desse encontro com o professor Ubiratan:

    Profº Clécio

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.